“O que mais procuram são ferramentas como Photoshop, Corel, Excel avançado e Publisher, sempre para usar no trabalho”, conta Mary Vaz (na foto, à esquersa, com a voluntária Marília Carneiro).

Chega a dar medo a velocidade em que se disseminam as habilidades de informática por aí. Eu mesma aprendi a baixar filmes faz só um mês (por favor, não me denunciem). E meu queixo caiu quando a zeladora do jornal onde trabalho, Valdiléa dos Santos, de 49 anos, contou que seu neto de 7 anos, o Vítor Henrique, faz isso e muito mais. Ouça só a rasgação de seda da avó-coruja:

Aperfeiçoamento
Mas é claro que baixar um filme não te faz especialista em nada. Mesmo quem chega aos cursinhos sabendo mexer aqui e ali, precisa passar pelo nivelamento do básico. O desempregado Joel de Oliveira (foto),

Esse tipo de necessidade é mais comum ainda entre adolescentes. Muitos chegam a cursinhos como esse dominando as ferramentas de chat e recursos para baixar música e filmes, mas não sabem salvar um arquivo – e depois encontrá-lo.
Na Escola de Informática e Cidadania do shopping, situado na divisão entre um bairro de classe média e outro de classe baixa, o público é bem variado. Quando chega alguém de renda mais alta, contribui com a matrícula de R$ 10 de alguém para quem essa quantia vá pesar, e assim vai.
A semana da inclusão digital termina mas já na próxima terça-feira, 31 de março, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência e Tecnologia começa a receber projetos de estados para novos centros de inclusão social e digital, em bibliotecas públicas, empresas públicas de extensão e assistência técnica rural, escolas agrotécnicas e cooperativas de agricultores familiares. Serão investidos R$ 34,6 milhões.
COMENTE
Você conhece pessoas de baixa renda que dominam programas de computador avançados? Por favor, deixe seu comentário abaixo!
Oiee, td bemm ficou muito boa sua materia parabens....
ResponderExcluirHelena, post muito bom, bem desenvolvido e com uma ótima costura de texto, imagens e audio. Valeu. Além disso o tema é ótimo e você se preocupou em buscar interatividade. Faltou você dar o endereço do CDI e sua página Web para quem desejar colaborar com eles. Os links da Mcann e da FINEP estão bem colocados e cumprem sua função.
ResponderExcluirUm abraço
Castilho