sábado, 21 de março de 2009

Metaexercício

Definitivamente, o curso de Jornalismo 2.0 do Knight Center abre portas para a web. Dois blogs de alunos do ano passado aparecem entre os resultados na pesquisa pelo termo “cura do stress” em oito buscadores diferentes... Quem sabe ano que vem é a minha vez! :)
Fiz o exercício usando a expressão entre aspas. Não obtive qualquer link de conteúdo noticioso nos 40 resultados listados.

O destaque dos buscadores com versão brasileira vai mesmo para os blogs, em geral de pessoas falando da experiência com o problema do estresse. No principal buscador, o Google, eles são 4 entre os 5 resultados. O grande vencedor é o blog “Lixo tipo especial”, que traz uma crônica sofrível e enorme (para os padrões da web) sobre o tema.

De acordo com o site Redcodestudio, a tecnologia dos meninos do Google é bem mais avançada que a dos demais. Envolve o número de links de uma página para outra, que são interpretados como um “voto” para a página de destino. Gostaria de entender melhor de que forma essa técnica faz com que os blogs sempre aparecem tão bem ranqueados, alguém tem uma luz?
Além dos blogs, aparecem várias vezes um vídeo “relax” e propagandas. Estas últimas são a preferência dos buscadores estrangeiros (Ask, Dogpile e Clusty).

Resumindo, preciso concordar com o colega de curso Paulo Henrique de Souza (http://phknightcenter.blogspot.com) quando diz que o resultado da busca é puro lixo e precisaríamos buscar em locais mais especializados.

Na minha experiência, a busca no Google se torna algo cada vez mais complicado. Prefiro usar diretamente o link “notícias” do site, que ao menos traz informaç

Um comentário:

  1. Oi Helena,
    No exercício sobre buscas na Web você não produziu uma comparação na forma de tabela ou de listagem de resultados, como havia sido pedido.
    Você levanta uma questão interessante que é a do predominância de blogs nos resultados. Isto é uma consequência do aumento vertiginoso no numero de blogs na Web. Eles já são mais de 120 milhões, segundo o site Technorati, e a cada segundo surgem dois novos blogs em várias partes do mundo.
    Esta presença acaba contaminando os resultados de buscas, onde os sites de jornais perdem espaço e visibilidde. No caso, o ideal seria colocar cura do estresse entre aspas para limitar os resultados apenas às págionas onde estas duas palaras aprecem juntas e nesta ordem. Outra possibilidade seria acrescentar a palavra medicina à cura do estresse, com o objetivo de destacar os resultados envolvendo medicina e descartando os demais. Eles ainda aparecerão, mas depois dos que incluem as tres palavras (a preposição do é excluida por ser muito frequente).
    Bom, qualquer dúvida, volte a me consultar.
    Abraço
    Castilho

    ResponderExcluir